Nossa Igreja

Que Diremos Pois a Estas Coisas?
     
Eram apenas 37 (homens e mulheres) que, a despeito das dificuldades, aceitaram o grande desafio de iniciar um novo trabalho na cidade de Campos – RJ. E, certamente, o irmão Aristóbolo Consendey, único entre nós, hoje, ainda se lembra bem daquele 1º de junho de 1937, quando tudo começou. Foi ali, no salão nobre do Colégio Batista, atualmente salão de Cultos do Seminário Teológico Batista Fluminense. Os representantes das igrejas iam chegando estampando em seu rostos uma alegria mesclada de espanto diante da fé daquele pequenino grupo. Foram tomando assento: Pr. Leobino da Rocha Guimarães, Pr. Elias Cortes Filho, Pr. Joaquim Massário Pereira, Pr. Salvador Borges Botelho, Pr. Alfredo Reis, Pr. Fidélis Morales Bentancourt, Pr. Virgílio Faria e Pr. Sady Moreira, Pr. Norival P. de Souza, Pr. J. Mariano Pereira e Pr. Elias Portes Filho, aos quais Deus deu o privilégio de participarem do início de uma linda história de amor.

Amor de Deus para com o seu povo e para com aqueles que iriam se salvar através do trabalho que iria crescer e se fortalecer.
     
Naquele dia, 68 anos atrás, o Rev. Benjamim Cezar, da Igreja Presbiteriana de Campos, saudou a nova igreja chamando-a carinhosamente de "igrejinha". Hoje, ele ficaria estupefato ao ver que aquela "igrejinha" cresceu, cresceu e como uma árvore frondosa estendeu os seus galhos e se espalhou pelo município através de filhas e filhas de suas filhas.
     
Deus fez vitoriosos aqueles queridos irmãos aos quais lhes foi acrescentado o nome da grande mulher Lígia Mota, que nos últimos anos fora reconhecida pela igreja como membro fundador.
     
Ao longo destes anos Deus tem usado grandes homens, a começar pelo Pr. João Barreto da Silva, cuja vida deixou marcas profundas na história desta igreja. Segue-se o Pr. Joelcio Rodrigues Barreto, Ebenezer Soares Ferreira, Aurecil dos Santos e nos últimos 16 anos, Pr. Eber Silva.
     
Outros pastores, em ministérios auxiliares, têm colaborado para que os objetivos de Deus sejam alcançados: Pr. Abel, Pr. Francisco Barreto Sarlo, Pr. Fernando Trindade, Pr. Ismael Bento da Silva, Pr. Hudson Padilha, Pr. Charles Acruchi, Pr. Marcial de Freitas, Pr. Genildo Siqueira, Pr. Aroldo Félix e Pr. Fernandinho.
     
A igreja cresce a cada dia "louvando a Deus, e contando com a simpatia de todo o povo". "Enquanto isto acrescenta-lhes o Senhor os que vão sendo salvos" (At 2:47)
     
Hoje, somos 2.818 membros distribuídos na sede e nas 07 congregações situadas em Outeiro, onde atua a missionária Jane Matos, Sentinela, Batatal e Mocotó do Imbé, Santo Amaro e Fundão. Em todas, atua também o lindo grupo de seminaristas nossos.
     
É grande a empolgação dos líderes e supervisores de células que vêem constantemente a membresia da igreja ir se ajustando à visão celular, buscando maior comunhão uns com os outros, desejos de juntos levarem o evangelho de Jesus aos perdidos.
     
Destaca-se também o Corpo Diaconal composto de 11 Diáconos e Diaconisas Honorários e de 45 Diáconos e Diaconisas, renovado em 1/3 a cada ano eclesiástico. É surpreendente a forma como Deus tem levantado homens e mulheres dispostos a trabalhar de forma séria e amigável ao lado do pastor.
     
A liderança cresce e se desenvolve através de um trabalho dinâmico e criativo onde não tem faltado o zelo pela Educação Cristã e o amor em ação através do serviço de Ação Social.
     
O compromisso com a obra missionária se faz presente no Brasil e além fronteiras através do trabalho dinamizado pelo Conselho Missionário.
     
O louvor e a adoração têm recebido um toque especial do próprio Deus para de maneira também especial O adorarmos na beleza da sua Santidade. O Ministério de Música, Louvor e Adoração Shekinah é prova do carinho que Ele tem por Sua igreja.
     
Que diremos pois a estas coisas?
     
__ "Grandes coisas fez o Senhor por nós e por isso estamos alegres". (Sl 126:3) Na certeza de que o que Deus espera de nós é que "deixemos todo o embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, ouvindo dEle sempre esta recomendação: "Levantai-vos e andai, porque não será aqui o vosso descanso; por causa da corrupção que destrói, sim, que destrói grandemente," "olhando para Jesus, autor e consumador da fé," (Hb 12:1,2; Mq 2:10) prosseguiremos até que Cristo venha buscar a sua noiva. Maranata!